quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que importa é ser nova criatura


GL 6.15 - Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
2 CO 5.17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Bem irmãos em Cristo, a Paz do Senhor Jesus.
Lemos em gálatas que Paulo adverte para a igreja do Senhor que nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum, ou seja, estava uma disputa entre os irmãos, pois muitos queriam andar na antiga aliança, carregando consigo ainda as tradições judaicas.
Mas em Cristo, é diferente, o que importa é ser uma nova criatura!
Sempre escutamos falar em ser uma nova criatura, escutamos louvores sobre este assunto, mas será que nascemos de novo de fato? Será que somos uma nova criatura? Será que realmente sepultamos o velho homem?
Então amados, vamos passar por alguns entendimentos do que venha a ser uma nova criatura conforme a Palavra de Deus nos ensina e os passos a seguir:
O nascer de novo
JO 3.3 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Então perguntamos para nós mesmos: Como podemos nascer de novo?
JO 3.4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
JO 3.5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
JO 3.6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
JO 3.7 - Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
JO 3.8 - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
JO 3.9 - Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
JO 3.10 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
JO 3.11 - Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
JO 3.12 - Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
JO 3.13 - Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
JO 3.14 - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
JO 3.15 - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Alguns detalhes importantíssimos:
• Para vermos o reino de Deus temos que nascer de novo
• Temos que nascer da água e do Espírito
• É necessário nascer de novo!
• Devemos aceitar a palavra e o testemunho do Senhor
I JO 5.1 - TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
Ou seja, quando cremos que Jesus é o Cristo, somos nascidos de Deus. Isto é pela fé!
Assim receberemos um novo coração e um novo espírito.
EZ 36.26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
Deu-nos a Salvação
TT 3.5 - Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
TT 3.6 - Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
Uma vez que nascemos de novo, Ele nos dá a salvação pela sua misericórdia e irá nos regenerar pois nos deu seu Espírito!
Nova criatura
2 CO 5.17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Então se eu nasci de novo, creio em Jesus, será que já sou nova criatura?
Para sermos nova criatura, o princípio básico é o arrependimento.
AT 3.19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,
Se não nos arrependermos de todas os nossos pecados, na verdade não nascemos de novo e apenas cremos em Jesus como se fosse simplesmente uma história contada pelos nossos avós.
Se eu me arrependo e desejo mudar de vida, servir a Jesus, então começa a nossa caminhada.
Sendo assim, temos que mudar nossa maneira de pensar, mudar a cada dia o nosso jeito de ser, pois uma vez estar em Cristo, teremos que ser semelhante a Ele!
1 JO 2.6 - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
EF 4.24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Diante disto, perguntamos para nós mesmos, será que sepultei o velho homem? Será que estou andando em santidade, em verdadeira justiça, ou seja, em Cristo?
Quando acontece alguma coisa conosco, perguntamos para nós mesmos o que fazer ou perguntamos para Jesus o que ele faria?
Será que o nosso ego (tão famoso nosso eu) é maior do que Ele ou permitimos que seu Espírito seja maior que nossa carne!
Ou seja, o Espírito Santo, passou a habitar em nós, começa a restaurar seus relacionamentos, sua família, seus valores, suas atitudes.
I JO 5.18 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário